-
Arquitetos: 07BEACH
- Área: 76 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Yoshiaki Ida
-
Fabricantes: Ikehara Kensetsu, KY Tile Co., Ltd., Sangetsu
Descrição enviada pela equipe de projeto. No início do projeto o cliente nos apresentou o nome do seu restaurante especializado em Ramen, "Kaishin No Ichigeki" e ficamos livres para projetar o resto. "Kaishin No Ichigeki" é uma frase marcante de um famoso jogo de RPG antigo que traz à mente videogames nostálgicos. O design foi inspirado, portanto, nos primeiros videogames desenhados com pixels de baixa resolução e exclusivamente familiares. Ao mesmo tempo em que se inspira nos jogos, para não criar uma atmosfera muito infantil, projeta-se de forma abstrata até certo ponto.
Os materiais utilizados neste restaurante são comuns e baratos, como cerâmica branca, madeira, cimento e carpetes. Também pode soar clichê dizer que o espaço é inspirado em videogames. No entanto, a combinação e as formas destes materiais ordinários tornam o espaço único. Especificamente, as paredes são cobertas com um padrão ondulado de azulejos brancos sobre argamassa cinza. O padrão que remete ao famoso noodle seria mais reconhecível se as peças estivessem espaçadas, mas a impressão de listras seria mais forte, então, algo como um padrão quadriculado foi aplicado.
A palavra japonesa "つけめん" ("Tsukemen" que significa "macarrão ensopado"), é a assinatura desta loja e sua placa é composta por cubos que são como a evolução 3D de um pixel. São apenas cubos de madeira empilhados e pintados de amarelo, mas ao considerar o letreiro como uma forma tridimensional, o conceito de projeto é representado claramente e chama a atenção dos transeuntes. Na parte interna, o cliente queria evitar deixar os condimentos bagunçados no tampo da mesa e, por isso, pediu que desenhássemos algo para mantê-los escondidos, uma gaveta, por exemplo. Achamos que seria melhor se cada condimento fosse como visto um item especial, de forma que os clientes estivessem entrando em um jogo.
A área de estar para grupos foi projetada a fim de parecer um castelo de jogos, com um muro baixo evitando que as crianças caiam e criando uma sensação de quarto privado. Os tampos de madeira e cerâmica, e os carpetes no piso, são materiais comuns que se tornam únicos com a combinação específica das formas. As pernas redondas das cadeiras são estranhas no interior composto apenas por quadrados e linhas retas, mas um pouco de "ruído" torna o espaço mais amigável. Depois de decidido o conceito do projeto, inspirado nos jogos, o detalhamento até o ponto em cada elemento poderia ser apresentado de forma atraente, criou uma atmosfera única no espaço.